Blog Tecle 1
Bate-Papo

24/08/2011

SNK nascimento e auge

http://img825.imageshack.us/img825/9830/snklogo.png

A época de ouro da SNK:

A SNK (Shin Nihon Kikaku, ou "Projeto Novo Japão") iniciou como uma empresa de programação e componentes ao final dos anos 70, sua história nos games iniciou com as boas vendas (já na década de 80) de Vanguard, P.O.W., Ikari Warriors, Psycho Soldier, Street Smart entre outros (todos em arcades), devido a boa aceitação desses games mundo afora, logo sairam versões caseiras para os sistemas da época (Nes, Master System, PC Engine e Computadores) alavancando as vendas e o crescimento da empresa nos anos 80.

MAX 330 MEGA PRO GEAR SPEC
http://img687.imageshack.us/img687/7082/logo330.png
A SNK nos anos 90
Até o inicio dos anos 90 a prioridade da SNK ainda era inovar nos arcades, e foi assim que ela criou a placa chamada MVS (Multi Video System) que dentre as placas "baratas" era de longe a mais poderosa.

A MVS funciona como uma espécie de drive para outra placa (os cartuchos MVS) é como uma placa que se acopla a outra, com isso trocando-se a placa menor trocava-se o jogo, diferindo das demais em que somente se podia alterar o jogo trocando-se a máquina inteira. Portanto a MVS fornecia para o proprietário o poder trocar o jogo do arcade de forma simples, e também de acoplar até 4 jogos na mesma placa, mudando-os quando bem entendesse mediante interruptor no interior do gabinete, boa tática da SNK, pois o proprietário do arcade poderia diferenciar os jogos para seus clientes (hotéis, bares, igrejas, zonas, escolas e fliperamas no geral).
http://img856.imageshack.us/img856/7282/arcademvs.jpg
Gabinete clássico da SNK usado em todo o mundo.

http://img193.imageshack.us/img193/8332/mvsls.jpg
MVS 02 slots com capa metálica protetora.
 Curiosamente a MVS sozinha é praticamente um Mega Drive: possui o famoso Motorola 68000 de 16 bits e o também famoso Z80 de 8 bits. Estes chips eram bons, baratos e de fácil programação, popularizado pela Sega em 1986 (Outrun) o chip 68000 em 1990 era conhecido por todas as empresas produtoras de jogos pela facilidade de programação e ótimo desempenho, sendo a placa MVS 6x mais rápida do que um Super Nintendo.

Com o sucesso da placa, a SNK resolveu dar um grande passo criando a versão caseira da placa MVS, a placa AES. Dentro do videogame apenas os processadores, todo o resto estava dentro do cartucho, isso acabou criando o principal charme do vídeo game da SNK: cartuchos pesados e enormes! os controles também eram quase do tamanho do próprio console e desenhados para parecer com um controle de arcade, "manivela" de contatos metálicos e quatro grandes botões (ao contrário dos botões delicados dos controles caseiros) com o vídeo game da SNK vc realmente tinha o fliperama em casa, desempenho Top, jogos Top, controle Top, qualidade Top, e com tudo isso o preço era Top também, chegando aos 500 dólares, mas valia a pena, todo adolescente após entrar num fliperama sonhava em ter um, muitos tinham um NES, algums tinham Mega Drive e outros poucos o Snes, mas pouquíssimos conseguiram ter O MELHOR da época, o poderoso Neo Geo.

http://img831.imageshack.us/img831/4532/snkneogeoaes.jpg
Projetado em 1989, saiu no japão em 1990 e nos EUA em 1991.

http://img805.imageshack.us/img805/2416/92484190neogeoaesgenera.jpg
Sonho de consumo


Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site
Sistema de Afiliados - Cursos 24 Horas

 Voltando aos fliperamas, com o enorme sucesso de Street Fighter II (Capcom) a SNK entrou de cabeça na mesma linha de jogos, criou Art of Fighting, deu sequência em Fatal Fury , criou Samurai Shodown entre outros, mas foi em 1994 que nasceu The King of Fighters 1994, tornando a SNK um marco importante para a inovação dos jogos de luta, aprimorando esse tipo de jogo, criando barras de magia, golpes especiais, esquivas, provocações, opções de linguagem em português, e vários outros aspectos inovadores na época, e copiados até hoje (estamos falando de uma placa de arcade de 20 anos atrás).

http://img855.imageshack.us/img855/6160/kof9401.jpg
KoF '94, o primeiro da série de maior sucesso da SNK
E assim fomos gastando fixas, aprendendo a beber e reprovando na escola até meados de 1999, onde todo e qualquer fliperama tinha games da SNK, todos os frequentadores conheciam The King Of Fighters, o Neo Geo AES ainda era caro e desejado (nem queira saber o preço de um hoje em dia) e as versões caseiras dos hits da SNK ainda eram aguardados por todos os sistemas caseiros, fazendo da SNK uma das franquias mais conhecidas nos anos 90.

http://img10.imageshack.us/img10/8317/neogeoemulator.jpg

Postado originalmente no Fórum NeoSegaNET por road warrior

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante pro crescimento do nosso blog. Participe deixando sua opinião sobre o que foi postado. Comentários inadequados ou contendo SPAM serão deletados pelo administrador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

Blog A Vida Real da Sam Divulgue seu link no Link de Qualidade Neo Gamer Tedioso 20 Miuntos Link Me Comeia: O melhor dos blogs