Mas os analistas e investidores consideraram que os novos jogos são pouco atraentes e em geral irrelevantes diante dos títulos baratos ou gratuitos para o aparelhos como o iPhone e iPad, da Apple, e para os celulares inteligentes equipados com o sistema operacional Google Android. A Nintendo foi criticada por aderir com rigidez excessiva ao próprio hardware, o que significa que não tem acesso à nova geração de aparelhos móveis. "Não acredito que os jogos novos farão diferença", disse Mitsushige Akino, diretor geral de fundos da Ichiyoshi Investment. "A Nintendo conquistou o sucesso atraindo pessoas que não eram adeptas dos videogames, e agora que a empresa já não atende as necessidades desse grupo, ele está sendo ocupado por jogos para celulares."
As ações da Nintendo fecharam em baixa de cinco por cento nesta terça-feira, em um mercado forte. Elas mostram queda de quase 50 por cento no ano, por efeito do fracasso do 3DS e das dúvidas de que a companhia conseguirá repetir o sucesso do Wii com a nova geração do console, o WiiU, anunciado em junho. A Nintendo foi forçada a anunciar cortes de preços de até 40 por cento em julho para tentar estimular a demanda morna pelo 3DS, uma versão 3D do DS que não precisa de óculos especiais. Mas a estratégia só serviu para elevar as vendas temporariamente. Em julho, a empresa reduziu sua projeção de desempenho para o ano fiscal que se encerra em março aos valores mais baixos em 27 anos, e se preparou para prejuízos causados pelo 3DS e pela força do iene.
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Nova linha de jogos
"Do final deste ano ao começo do próximo, planejamos lançar uma linha extensa, provavelmente nunca vista na história dos videogames", disse Iwata a repórteres e convidados. "Faremos um grande esforço para garantir que o 3DS consiga vendas suficientes para se firmar como sucessor do DS", disse Iwata. A tarefa não será fácil, já que os modelos anteriores do DS venderam total acumulado de 148 milhões de unidades até o final de junho deste ano. O aparelho, em companhia do console Wii, permitiu que a Nintendo dominasse o setor de videogames por anos.
No Japão, as vendas do 3DS saltaram a 200 mil unidades na semana do corte de preços, mas não demoraram a recuar a 55 mil unidades semanais, de acordo com o grupo de pesquisa Enterbrain. Isso deixa apenas o famoso conteúdo da companhia, que mantém severo sigilo e jamais permite que seus jogos sejam distribuídos em versões para hardware de outras empresas, como fonte de alta nas vendas. "A única maneira da Nintendo retomar a força seria deixar de lado os jogos móveis e se concentrar em jogos para a família toda no Wii", disse Makoto Kikuchi, presidente-executivo da Myojo Asset Management. "No momento, porém, não creio que essa mudança venha a acontecer."
Iwata reduziu seu salário em 50 por cento, e outros executivos sofreram cortes de 20 a 30 por cento, como forma de assumir a responsabilidade pelo mau desempenho. Enquanto isso, as ações da produtora Capcom desabaram 8,3 por cento depois que a empresa anunciou que a nova versão de seu sucesso Monster Hunter está sendo desenvolvida para o 3DS. A Nintendo reduziu o preço do aparelho depois que suas vendas encolheram a apenas 710 mil unidades no segundo trimestre, ante 3,6 milhões no mês posterior ao lançamento. O volume representa apenas uma fração da meta anual de 16 milhões de unidades.
Fonte: INFO
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